domingo, 1 de abril de 2012

ES Monserrate sagra-se Campeã Distrital em Futsal Feminino

Ao empatar a 0-0 com o Soutelense, na partida disputada na tarde de 31 de março, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Monserrate, a equipa da casa defendeu a liderança que mantinha no campeonato, sagrando-se, deste modo, campeã distrital.
Partindo para o jogo em igualdade pontual com o adversário (43 pontos) e estando em campo duas equipas que se equivalem em termos de disputa de bola, ambas optaram por realizar uma partida muito tática e eminentemente defensiva, a fim de não permitirem o golo das adversárias.
Na primeira parte, a equipa da ESM criou algumas oportunidades de remate à baliza, porém não concretizadas. Na segunda, o jogo foi ainda mais tático e mais equilibrado do que na primeira. As nossas atletas cumpriram rigorosa e exemplarmente a estratégia definida para este encontro, não permitindo, desta forma, ao Soutelense atingir a tão ansiada vitória, com a qual revalidaria o título conquistado na época anterior.
De salientar o comportamento manifestado pelos adeptos de ambas as equipas, sobretudo pelos apoiantes da ESM – que, nos dois últimos jogos, acorreram em grande número –, continuamente incentivando as jogadoras, com cartazes, música a aplausos.
Estão, assim, de parabéns, a Rosa Gonçalves (embora em missão militar no Kosovo, acompanhou o jogo via internet) e a Leonor Belard (guarda-redes), a Andreia Abreu, a Tânia Torre, a Sandra Leite (capitã), a Marina Peixoto, a Andreia Lameira, a Catarina Passos, a Alexandra Araújo, a Cristiana Fernandes, a Natacha Lacerda, a Lúcia Carvalho, a Tânia Cabral, a Mónica Rego, a Cláudia Gomes e a Sofia Passos, pelas brilhantes exibições de futsal que nos proporcionaram ao longo do campeonato, assumindo sempre uma postura cívica pautada por grande correção e fair play, mesmo nos momentos em que eram alvo de uma investida menos desportiva por parte das adversárias.
Foi uma vitória justíssima, que premeia as capacidades futebolísticas das atletas da ESM, bem como o seu caráter, a sua determinação em campo, o seu espírito de equipa, a solidariedade sempre demonstrada e os valores que a equipa técnica tão bem lhes soube incutir.
Uma palavra de mérito para os professores Rui Silva, Glória Fabião e Tomás Sousa, grandes obreiros desta vitória, assim como para a professora Sara Almeida, pelo seu precioso contributo na preparação das guarda-redes.
Como campeã distrital, a ESM transita para a Taça Nacional, competição que terá início a 14 de abril.


EDI / Equipa de Redação




Sem comentários: